Florianópolis, 25 de Setembro 2017

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, e o prefeito de Guaramirm, Luiz Antônio Chiodini, assinaram na última segunda-feira, 25, convênio de R$ 206 mil para compra de um aparelho de Raios-X com digitalizadora, cassetes e equipamento de informática para o Hospital Municipal Santo Antônio.

Os recursos são do Fundo Catarinense para o Desenvolvimento da Saúde (Investsaúde), por meio do programa Acelera. Com o  Investsaúde, o Governo do Estado já repassou R$ 1 milhão para a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro João Pessoa, em Jaraguá do Sul. As obras desta unidade devem começam nesta semana, segundo informações da prefeitura.

Ainda por meio do Investsaúde, estão previstos recursos para os municípios de Guaramirim, Jaraguá do Sul e Massaranduba, somando mais R$ 1,2 milhão. Os processos ainda estão em análise.

Temos que ter o pé no chão. Não é momento para fazermos grandes investimentos, mas também não paramos de investir. Fico muito feliz em poder estar aqui hoje assinando mais um convênio que trará melhorias para a saúde da região”, destacou Caropreso.

A secretária municipal de Saúde de Guaramirim, Ivone Ursula Kinas Gonçalves da Luz, disse que este momento é muito importante para toda a comunidade que utiliza os serviços do hospital e também para os profissionais da saúde. “Nós passamos a ter uma máquina com tecnologia de ponta e maior precisão nos exames. O antigo aparelho tem nove anos e ainda utiliza materiais corrosivos para obter os resultados, sem falar na qualidade da imagem, que é fundamental para o diagnóstico preciso”, comentou Ivone Ursula.

O gestor do hospital, Jocélio Voltolini, cedido pelo Governo do Estado para administração da instituição, destacou que são 1,7 mil radiografias mensais, sendo 40% do pronto atendimento e 60% da área ambulatorial da rede básica e especializada. O hospital realiza mais de 5,5 mil atendimentos por mês no pronto atendimento, e todos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).