icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 16 de outubro de 2017

No período de 22 a 29 de Outubro de 2017, ocorrerá em várias unidades hospitalares da Grande Florianópolis, a Campanha de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este ano o foco é a prevenção. Serão desenvolvidas atividades de conscientização junto à população e também com os profissionais da saúde sobre a importância do reconhecimento precoce dos sinais da doença, bem como o encaminhamento adequado do paciente para tratamento, investigação e reabilitação.

“O AVC acontece devido a uma alteração na circulação de sangue em uma parte do cérebro. Ele pode ser isquêmico (quando falta sangue) ou hemorrágico (quando derrama sangue). Nestas situações, as células do cérebro podem ser lesionadas ou morrer. Dependendo da parte do cérebro que é afetada e do tempo até o tratamento, os efeitos  nos sobreviventes podem ser devastadores para o movimento do corpo, fala e o modo com que a pessoa pensa ou sente o mundo ao seu redor”, explica a médica Gladys Lents Martins, coordenadora da campanha.

A doença é tão grave que no Brasil é segunda causa de morte e incapacidade, com enorme impacto econômico e social, podendo ocorrer em qualquer idade, incluindo crianças. É importante ressaltar que 90% dos casos estão ligados a dez fatores de risco evitáveis que são indicados por controle da pressão alta, exercícios físicos, alimentação saudável, redução do colesterol, peso adequado, evitar fumar, redução da ingestão de álcool, identificação e tratamento da fibrilação atrial e redução do risco de diabetes.
 
O Dia Mundial do AVC é 29 de Outubro. Nessa data, a Organização Mundial de AVC (WSO) realiza, anualmente, a campanha que intensifica a consciência global sobre o tema. O propósito é enviar uma mensagem unificada e consistente em todo o mundo, por meio da coordenação e de campanhas existentes para sustentar um esforço global.

Em Florianópolis, o Hospital Governador Celso Ramos, que é uma Unidade Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde SES), é referência nesse âmbito. A coordenadora da Campanha, médica Gladys Lentz Martins, destaca que o hospital dispõe de equipe especializada para atendimento do paciente acometido desta doença em sua fase aguda, realiza terapia trombolítica e trombectomia nos casos indicados, além de avaliar e investigar os fatores de risco e causas do AVC.

Além disso, a médica também aponta que o objetivo é o tratamento e prevenção de novos eventos. Para obter êxito, os sinais da doença precisam ser reconhecidos e o paciente encaminhado o mais rápido possível (menos de 3 horas) para o hospital para tratamento adequado.

“Nós estamos convocando nossos membros, parceiros e interessados em AVC para que no dia 29 de Outubro de 2017, venham participar para melhorar a consciência individual e coletiva sobre os riscos e atitudes preventivas da doença”, complementa a médica.

Veja a programação completa das palestras e atividades que ocorrerão entre os dias 22 a 29 de Outubro nos hospitais e outros órgãos de Florianópolis.

      Curso: CAPACITAÇÃO EM AVC
      Período: 10-31/10/2017
      Local: Hospital Governador Celso Ramos – Centro de Treinamento - Andar térreo
           
      Palestra:  ABC do AVC  – Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UFSC
      Data: 18/10/2017  Horário:  18h  
      Local: Hospital Universitário – Campus da UFSC

      I JORNADA DO AVC DA NEUROCARE
      Data: 19/10/2017 – Horário: 19h
      Local: Auditório do Imperial Hospital de Caridade   

      Abertura CAMPANHA AVC  2017 – Parque de Coqueiros
      CAMINHADA DE ABERTURA – Distribuição de material informativo
      22/10/2017      Horário: 15h
      
      I JORNADA DE ESTUDOS DO AVC
      Período: 22-24/10/2017
      Local: UDESC Coqueiros
      www.sympla.com.br/i-jornada-de-estudos-de-avc---udesccefid__198427

      Palestra: Reabilitação em AVC – Distribuição de material informativo
      Data: 25/10/2017   Horário: 10h
      Local: CCR – Centro Catarinense de Reabilitação – Auditório
   
      AVC para a população
      Local:  Shopping Beiramar - Piso térreo e Praça de Alimentação
      Data: 27/10/2017  
      Horário: 15h-19h
      Distribuição de Material Informativo  /  Medida de Pressão Arterial e Glicemia

      AVC para a população
      Local:  Shopping Beiramar-  Piso térreo e Praça de Alimentação
      Data: 28/10/2017  
      Horário: 11h-17h
      Distribuição de Material Informativo  /  Medida de Pressão Arterial e Glicemia
      
      AVC na Beira mar Norte
      Data: 29/10/2017   Horário:  8h30-14h30
      Distribuição de material informativo / Medida de Pressão Arterial e Glicemia
      CAMINHADA DE COMBATE AO AVC  Horário: 10h-11h