Florianópolis, 14 de novembro de 2017

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, nesta quinta-feira, 16, reuniões com autoridades do Oeste de Santa Catarina para atualização das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo é buscar o compromisso do gestor municipal e alertar para o aumento expressivo no número de focos e de municípios infestados nessa região. A comitiva contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Dr. Vicente Caropreso, o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Dr. Fábio Gaudenzi e a gerente de Zoonoses da Dive/SC, Suzana Zeccer.

Os encontros iniciarão por Dionísio Cerqueira, 9h, e seguirão para São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Xaxim, com previsão de término às 18h.

Até o dia 28 de Outubro deste ano, foram identificados 9.478 focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina, em 141 municípios. Esse volume é 48,8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 6.371 focos foram identificados, em 133 municípios. Do total, 61 municípios são considerados infestados - 22% a mais do que o mesmo período de 2016, que registrou 50 municípios nessa condição.

O grupo retornará a agenda de encontros com prefeitos no dia 23 de Novembro, nas regiões Norte e Litoral, nos municípios de Itapema, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes e Joinville.