Lages, 11 de Janeiro de 2018

O ano de 2018 começou com uma excelente notícia para a área da saúde na Serra catarinense. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou a portaria nº 4.081, que habilita o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, como Centro de Atendimento de Urgência Tipo III aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), com a garantia de repasse de recursos para atendimento de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar.

A habilitação da unidade de AVC no Hospital Nossa Senhora dos Prazeres é um trabalho que vem sendo realizado pela Gerência Regional de Saúde de Lages desde 2015, em conjunto com a prefeitura de Lages. "Temos sensibilizado os gestores e capacitado os profissionais da região para atuarem na linha de cuidado do AVC. A parceria com o centro especializado de reabilitação se mostrou promissora, mas ainda havia a necessidade de estruturarmos a unidade da AVC para garantir o atendimento de quadros agudos", explica o secretário regional João Alberto Duarte.

Com apoio de pacientes e familiares de vítimas da doença, foi implantada a chamada Rede Serra AVC. "Nas comemorações da Semana Mundial de Luta Contra o AVC, mobilizamos mais de 600 pessoas, em 29 de outubro, na Marcha contra o AVC, momento também em que a equipe de profissionais de saúde de Joinville esteve em Lages apresentando a experiência da primeira unidade de AVC do Brasil", relata a Gerente Regional de Saúde, Camila Baccin.

Vítima de um AVC há dois anos e cinco meses, Rejane Antunes Warmling, 49 anos, tem participado ativamente da Rede Serra AVC, e salienta a importância da criação da unidade de AVC. "O AVC é uma lesão cerebral e, quanto mais rápido o atendimento, melhor. Eu mesma poderia ter menos sequelas, caso essa unidade já estivesse em funcionamento. Então, é uma conquista para todos os pacientes, inclusive para aqueles que não pertencem a nenhum grupo de risco, como era o meu caso, e forem acometidos pelo AVC", justifica.

A portaria estabelece o repasse anual da ordem de R$ 1,3 milhão, que é incorporado ao chamado componente limite financeiro de Média e Alta Complexidade do Estado e do município. Os recursos serão repassados através do Fundo Nacional de Saúde, que adotará as medidas necessárias para a transferência de forma regular e automática, em parcelas mensais, dos recursos ao Fundo Municipal de Saúde de Lages.

Informações adicionais para Imprensa:
Cristiano Rigo Dalcin
ADR Lages