Itajaí, 5 de Fevereiro de 2018

A Central de Regulação de Internação Hospitalar (CRIH) da Foz do Rio Itajaí promoveu, na última quinta-feira, 1, a 1ª Reunião Ampliada das Redes de Atenção à Saúde (RAS). O encontro, realizado em Itajaí, contou com a participação de gestores municipais de Saúde, do SAMU e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), além de convidados e representantes dos grupos condutores das RAS. Também estavam presentes a superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, e a diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Cláudia Gonsalves.

O objetivo do evento foi criar um espaço para que os representantes pudessem revisar as bases conceituais das RAS e viabilizar a interação entre os grupos condutores. Também aproximar gestores municipais de Saúde, unidades hospitalares e instituições afins para o reconhecimento das redes como estratégia de gestão.

Na ocasião, o diretor executivo do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC), Geraldo Azzolini, anunciou formalmente a apoiadora do COSEMS/SC para a Macrorregião da Foz do Rio Itajaí, Renata Amaral.

Em 2018, as RAS da Foz do Rio Itajaí farão reuniões mensais dos grupos condutores, reuniões bimestrais e trimestrais para compartilhar a evolução dos trabalhos e alinhar as ações. A segunda Reunião Ampliada está marcada para o segundo semestre deste ano.

As RAS são divididas em cinco áreas temáticas: Rede de Urgência e Emergência (RUE); Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência (RCPD); Rede Cegonha (RC); Rede de Atenção às Doenças e Condições Crônicas (RADCC).