Lages, 14 de Fevereiro de 2018

A Câmara Técnica da Rede Cegonha Serra Catarinense foi premiada pelo trabalho que vem realizando para melhorar ainda mais o atendimento a gestantes, bebês e puérperas na região. O reconhecimento veio do Ministério da Saúde (MS), por meio de edital do Laboratório de Inovação em Educação e Saúde, que tem o objetivo de conhecer as inovações e experiências exitosas que potencializam a formação e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, melhorando o processo de trabalho no âmbito do SUS.

O projeto, chamado "LAB-Mãe Serrana: EPS Transformando Práticas", começou em 2014, motivado pelos altos índices de mortalidade infantil, fetal e materna nos municípios da região de abrangência da Gerência Regional de Saúde de Lages. A experiência está classificada entre os 45 melhores projetos do edital, do qual participaram 251 trabalhos de todo o país, sendo que 47 foram desclassificados.

Os trabalhos selecionados serão apresentados em um seminário nos dias 6, 7 e 8 de Março, em Brasília. Destes, 30 serão escolhidos pela Comissão de Avaliação do Laboratório de Inovação para serem visitados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

"Não são poucos os esforços para fazer uma saúde de melhor qualidade, um SUS verdadeiro e honesto, indo em cada município, conversando com todas as equipes, discutindo processos e ideias inovadoras, na busca pelo aperfeiçoar-se em acolher a gestante, criança e puérpera com grande valor e afeto. E este comportamento estende-se para todas as pessoas que procuram a equipe", disse Daniela, sobre os esforços que levaram à conquista.

Outro projeto que teve destaque, também classificado, foi o "LAB – AVC Serra Catarinense", importante para prevenção e linha cuidado do Acidente Vascular Cerebral (AVC) dos moradores da região.