Florianópolis, 05 de março de 2018.

No próximo domingo, 11, o Hospital Santa Teresa (HST) completará 78 anos de serviços totalmente voltados à saúde pública de Santa Catarina. Integrante da rede de hospitais administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a instituição foi fundada com a finalidade de receber pacientes portadores de hanseníase, na época também conhecida por lepra. Para comemorar a data, a direção elaborou uma programação para toda a semana, voltada aos pacientes.

Conta atualmente com 149 servidores, sendo 110 efetivos da SES e 39 terceirizados. Dispõe de 93 leitos conforme o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que são distribuídos para atendimento nas clínicas de Dermatologia, Clínica Médica, Retaguarda e Psiquiatria (pacientes oriundos do Instituto de Psiquiatria - IPQ).

O Hospital Santa Teresa é um hospital geral com perfil voltado a três eixos principais que são: Dermatologia, Clínica Médica, e Saúde Mental. Na Unidade Clínica Médica existem 25 leitos que cumprem a Política do Ministério da Saúde (MS). A Unidade de Retaguarda atende pacientes de média e baixa complexidade, transferidos de outras unidades hospitalares da SES por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos do Estado. O hospital é referência estadual em hanseníase tipo III. E possui ainda um ambulatório de dermatologia que atende usuários do SUS de todo estado encaminhados via Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

O hospital foi construído no formato de uma pequena cidade com casas, pavilhões, escola e teatro, característica mantida até hoje. Foi inaugurado em 1940, pelo presidente da República, Getúlio Vargas. Durante anos, o hospital funcionou com a estrutura de uma mini cidade, exatamente para manter os pacientes nos limites do hospital e afastados das comunidades vizinhas.

Além dos prédios que abrigavam os serviços de saúde específicos para o tratamento da hanseníase, possuía prefeitura, emissora de rádio, cinema, delegacia, comércio, capela e administração. Estes imóveis, na maioria ainda preservados, compunham o aglomerado urbano com as casas ocupadas pelos pacientes.

8h às 12h – Dia da beleza, com corte de cabelo, maquiagem e manicure

para os pacientes do HST – Centro de Convivência;

15h às 17h - Bingo para os pacientes do HST - Centro de Convivência.

14h30 às 16h30 – Café integrador – Centro de convivência.

9h às 12h - Realização de gincana de vários tipos.

14h às 16h - Mini maratona com participação de funcionários do HST.

9h às 11h - Culto ecumênico na capela do HST, com a presença do Coral

Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Florianópolis.