Florianópolis, 19 de março de 2018.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que já estão sendo distribuídas para as gerências regionais de saúde as 40 mil doses da vacina pentavalente enviadas na última sexta-feira, 16, pelo Ministério da Saúde (MS) para Santa Catarina. O abastecimento em todos os municípios estará concluído até o próximo dia 27.

“Santa Catarina estava, desde Dezembro de 2017, sem receber a cota mensal de 30 mil doses da vacina pentavalente. Com estas 40 mil doses recebidas até o momento, a situação estará parcialmente normalizada”, explica o diretor da DIVE, Eduardo Macário.

A vacina pentavalente é oferecida para crianças, aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de idade. Ela protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite causada por Haemophilus influenzae.

“O repasse das vacinas aos municípios é realizado pelas gerências regionais de saúde. Por isso, a população deve entrar em contato com as secretarias municipais de saúde para confirmar se as doses já foram entregues aos postos de saúde da sua cidade”, informa Macário.