icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 28 de março de 2018

O secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, esteve reunido na manhã desta quarta-feira, 28, com o secretário Nacional de Desenvolvimento Humano do Ministério da Saúde (MS), Halim Antonio Girade, para conhecer detalhes do Programa Criança Feliz. A ação visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

  
O programa foi instituído pelo Decreto nº 8.869, de 5 de Outubro de 2016, e prioriza crianças e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Além disso, possui caráter intersetorial, articulando ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos, tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 8 de Março de 2016 – conhecida como Marco Legal da Primeira Infância.

 
 No Brasil, 2687 municípios aderiram ao programa e 1976 já iniciaram as visitas aos domicílios. Em Santa Catarina, 11 aderiram e apenas Porto Belo começou a realizar as visitas. “A ideia agora é que o estado faça a gestão do programa em Santa Catarina para ampliá-lo”, explicou Halim Girade.

 

 O secretário Acélio Casagrande ficou muito interessado na proposta. “Atualmente, temos 91 mil crianças de zero a cinco anos e 4 mil gestantes acompanhadas pelo Bolsa Família em SC. O Criança Feliz é um programa inovador que merece total atenção e apoio para diminuirmos ainda mais a mortalidade infantil e ampliarmos o Programa Saúde da Família em Santa Catarina”, comentou Casagrande.