SES economiza R$ 412 mil em compra de um único item

Florianópolis, 05 de Julho de 2018

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da da Diretoria de Planejamento e Gestão da Demanda de Bens e Serviços (DPGD), conseguiu uma economia de quase meio milhão de reais em aquisição de um único item nos últimos dias. As canetas de cautério autoclaváveis foram substituídas pelas canetas descartáveis, gerando uma redução no valor unitário de R$ 200,50 no edital 1240/2018. Mesmo com o aumento do quantitativo, a economia para os cofres públicos foi de R$ 412.761,60.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Materiais da DPGD, Rafael Alflen, no primeiro semestre a diretoria atuou de forma pontual na revisão dos descritivos, conciliando essa atividade com o esforço para elevar os estoques das unidades. “No segundo semestre o foco será em uma atividade sistematizada, buscando reduzir custos dos itens de consumo a fim de redirecionar os recursos para investimentos em materiais permanentes para as unidades hospitalares”, destaca.

A unidade vem atuando na revisão de descritivos de materiais, bem como na prospecção de novos fornecedores a fim de reduzir os custos das aquisições. A área foi reformulada para que o intercâmbio de informações entre os profissionais que realizam as análises técnicas e os que elaboram os pedidos e preço referência ocorra de maneira mais ágil. E os resultados já começam a aparecer: apenas em 2018, a Secretaria de Estado da Saúde economizou cerca de R$ 9 milhões apenas nos primeiros meses do ano.