SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO!

1-7 de agosto de 2018
O tema proposto pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) para este ano é “Amamentação: Alicerce da Vida”.
Vamos, mais uma vez, aproveitar para ampliar nosso movimento permanente em defesa do melhor começo de vida para todas as crianças.

O aleitamento materno precoce e exclusivo, com a introdução de alimentação complementar adequada em torno de seis meses de idade garante que mães e bebês recebam o máximo dos benefícios em termos de saúde.
O aleitamento materno bem-sucedido começa com o apoio das famílias, dos profissionais de saúde, dos governos, dos empregadores e das comunidades. Manter a amamentação em alta na agenda da saúde é fundamental para melhorar a saúde global.
O aleitamento materno ajuda a prevenir a desnutrição em todas as suas formas, assegura a segurança alimentar de bebês e crianças pequenas e, assim, ajuda a tirar pessoas e nações do ciclo da fome e da pobreza. É, portanto, um alicerce para a vida. Proteger, promover e apoiar a amamentação é vital para um mundo mais sustentável.

A amamentação exclusiva protege contra mortes infantis causadas por doenças infecciosas.
O aleitamento materno está associado com melhor desempenho nos testes de inteligência em crianças e adolescentes.
A criança amamentada é mais estimulada.
O aleitamento materno protege contra sobrepeso/obesidade.
O aleitamento materno contribui para a sustentabilidade ambiental e segurança alimentar.
A amamentação tem importante impacto na economia.

Alguns hospitais do estado terão atividades alusivas a SMAM 2018:

Maternidade Darcy Vargas (Joinville-SC):
No dia 6 de agosto, no Teatro Juarez Machado em Joinville - SC , durante a X Jornada de Perinatologia da Maternidade Darcy Vargas, acontecerá o IV Simpósio do Banco de Leite Humano pela manhã, e o I Dia da Comunidade, com uma tarde de evento voltada inteiramente para a comunidade com palestras informativas e tendas de aconselhamento em Aleitamento Materno, entre outras atividades.

Maternidade Carmela Dutra:
No dia 05 de agosto, acontecerá o I PEDALAMAMENTA de Florianópolis. A ideia é reunir diversas pessoas que pedalam em busca de uma vida saudável, e a amamentação propõe essa prática desde o início da vida!
Nos dias 6 e 7 de agosto, será a 1ª SEMANA CIENTÍFICA DA MATERNIDADE CARMELA DUTRA, 1º ENCONTRO DE BANCO DE LEITE DA MATERNIDADE CARMELA DUTRA e 2ª ENCONTRO MULTIPROFISSIONAL DA MATERNIDADE CARMELA DUTRA.

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen:
Nos dias 06 a 10 de agosto 2018, o HMMKB realizará o Curso de Manejo e Promoção do Aleitamento Materno, com duração de 20 horas. Além do curso, serão divulgadas mensagens sobre os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno/ Hospital Amigo da Criança / Rede Cegonha no hospital.

HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ
- Dia 02/08/2018 café comemorativo e homenagem às mães doadoras de leite materno
- Dia 01 a 07 de agosto de 2018, divulgação da SMAM e sensibilização de todos os funcionários e usuários do refeitório do HRSJ, através de folder informativo em cada mesa.
- Divulgação no jornal do HRSJ mês Agosto.
- Divulgação do mural em apoio ao AM, das mães servidoras do HRSJ.
- Dia 29, 30 e 31 de agosto, curso de manejo da amamentação, do HRSJ.

Maternidade D. Catarina Kuss – Mafra.
Chá alusivo ao agosto dourado será realizado no dia 05 de agosto, às 14:30.

Este ano estamos pedindo a cada um de vocês que amplie seus horizontes, através de todo e qualquer meio de comunicação ao qual tenha acesso, e compartilhe as mensagens necessárias para empoderar toda mulher e toda comunidade, para que tenham sucesso na amamentação.
Precisamos divulgação do tema na sociedade local, com apoio da mídia (TV, Rádio, Jornais, Revistas e Internet).
Gostaríamos de contar com sua ajuda para fazermos uma grande divulgação desta data, inclusive no Portal da SES SC.

Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento
Maternidade Darcy Vargas (Joinville-SC)
FONTE: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2017 e WABA, 2018